Thursday, February 08, 2007

Sobre a lei e os homens

Apesar de muito pesquisar e procurar me instruir, algumas coisas sobre o funcionamento das leis ainda me deixam confusos. Nunca entendi, por exemplo, o porque de a polícia destruir todo o armamento que apreendem dos traficantes e continuar usando revólveres 38 para combater o crime. Atualmente, bandidos usam rifles de longo alcance, metralhadoras, pistolas semi automáticas, fuzis... armamentos de alta tecnologia, enquanto os policiais fazem ronda de Fiat Uno e usam equipamentos castigados pelo tempo. Ressalvo aqui que não critico a polícia, mas sim as formas de aplicação das leis.
Ligo a TV e vejo uma tropa do Rio de Janeiro destruir mais de 200 armas apreendidas. Porque não fazer como os países europeus, e tomar o armamento detido como sendo de propriedade da polícia? Há algum tempo atrás, cogitou-se a implantação de uma lei a respeito, mas nunca mais se ouviu falar sobre o fato.
Outro ponto que considero intrigante são os benefícios dos parlamentares. Em um país onde tantos sobrevivem com um salário mínimo, penso ser completamente injusto que alguns políticos, recebendo tão bons salários, gozem de benefícios como auxílio terno, auxílio moradia, auxílio combustível, etc.
Os exemplos não param por aí. Espanto-me com os inúmeros recursos que existem para que um acusado se torne livre de uma condenação, fato tão complicado e tão cheio de reviravoltas, que nem me arrisco a escrever.
Nunca entendi como uma assassino, que ceifou mais de vinte vidas, ou um estuprador, que roubou a inocência de muitas meninas, conseguem ficar presos por um tempo e depois ganhar a liberdade condicional por bom comportamento.
Tudo isso sem contar as mil formas de se burlar as leis, ou os fatos que são feitos mas não mostrados. Mas, de qualquer maneira, é preciso ter otimismo, afinal a lei existe para garantir direitos e assegurar justiça a nós, pobres cidadãos.

2 Comments:

Blogger marden said...

Isso, meu caro amigo, porque a nossa legislação, seguida da constituição federal, são tidas, (Pasmém!), por cientistas políticos de renome internacional, como as mais avançadas do mundo! E pra rir? Não, não dá.

"Ninguém respeita a constituição
mas todos acreditam no futuro da nação"
R.Russo

7:57 AM  
Blogger marden said...

...Ah, congratulations!

7:57 AM  

Post a Comment

<< Home