Monday, January 22, 2007

E você, dá valor a arte?

Recentemente fui convidado a fazer uma exposição de quadros em minha cidade - é caro leitor, por incrível que pareça eu sou um pintor - e foi quando se deu o fato que sempre ocorre quando produzo algum objeto artístico. Ao saber da novidade, um amigo imediatamente falou: você me dá um? É para colocar no quarto do meu filho.
A bem da verdade, já me acostumei com isto. Não sei porque, todo mundo admira a arte, mas acha que ela deve ser dada e não vendida. Raras vezes encontrei quem me perguntasse quanto custava um quadro meu. Há sempre a idéia de que a arte deve ser dada.
Já ouvi de um amigo, o cúmulo, de que um quadro não valia mais que 30 reais - pobre amigo, mal sabe ele os preços das tintas, pinceis, telas, vernizes, óleos e muito menos o tempo dedicado a um quadro, que às vezes leva meses para ser concluído.
Lembro-me de um caso raro, quando vendia desenhos de nanquim em uma praça de Belo Horizonte. Havia um cliente que me comprava um desenho por dia, a 15reais cada. Certa vez, ele me pediu que reproduzisse uma foto e aguardou enquanto eu o fazia, o que durou uns 40 minutos. Terminado o desenho, ele me perguntou quanto era e, por ser meu único e assíduo cliente, disse a ele que o levasse de presente. Ele recusou, disse que era meu trabalho, mas insisti e ele assim o fez. Quando juntei minhas canetas para ir-me embora, junto a meu estojo, havia bem dobrada uma nota de cinqüenta reais.
Felizes aqueles que sabem valorizar a arte!

1 Comments:

Blogger marden said...

Esse cara que pediu o quadro aí sou eu?
Não me esqueci de buscá-lo, hein!? Mantenha-o guardado. Quando você morrer, espero fazer fortuna com suas belas obras!
Parabéns!

8:02 AM  

Post a Comment

<< Home